domingo, 11 de agosto de 2013

Desfile da Independência

Exército da Paz
* Soldados da Paz
Roupa de soldado (exército)
Além da bandeira do Brasil, estarão presentes bandeiras de vários países, mostrando que o exército da Paz não tem fronteiras e deve estar presente em todo o planeta.
* A pomba da Paz
Roupa branca, pomba na cabeça
A pomba e a cor branca representam a paz.
* Pelotão da alegria
O colorido representa além da natureza, a alegria das cores. A turma deve ser dividida em 3 grupos:
Grupo 1 - Crianças de roupa azul, com chapéu de peixe, sendo cada um de uma cor, representando o mar. O chapéu de peixe pode ser de espuma ou feito em cartolina de cores variadas. Elas podem segurar balões de gás azuis.
Grupo 2 - Crianças de roupa amarela (sol) com balões de gás amarelo.
Grupo 3 - Crianças de calça marrom e camiseta verde (floresta) com balões verdes. A camiseta pode estar com folhas de árvores, feitas de cartolina, presas nela.
* Pelotão da bondade
Representado por profissões que ajudam a salvar vidas, muitas delas arriscando a sua própria vida. O grupo de crianças deve ser dividido pelo número de profissões escolhidas. Podem levar um objeto relativo ao seu trabalho nas mãos.
Sugestões de profissões:
Médico – roupa azul com jaleco branco (maleta)
Bombeiro – roupa vermelha ou caqui (extintor)
Representante da cruz vermelha – calça e boné vermelhos, camiseta branca com a cruz na cor vermelha (bandeira da cruz vermelha)
Salva-vidas – bermuda, camiseta e boné vermelhos (binóculos)
Enfermeira – Roupa branca, chapéu branco com cruz vermelha
* Pelotão do amor
As crianças representam etnias e classes sociais diferentes, mostrando que o amor independente de qualquer coisa. Durante todo o desfile caminharão de mãos dadas. Num determinado momento, elas soltam as mãos e se abraçam, de dois em dois, dentro de suas filas.
Faixa “Amarás o teu próximo como a ti mesmo.”
O grupo ficará dividido em 4 filas. As crianças usarão roupas diferentes: terno, roupa simples, de retirante, roupa social, índio, trapos (mendigo), nordestino, sulista. E se alternarão nas filas. Ou seja, em cada fila haverá crianças com roupas diferentes, de mãos dadas.