domingo, 5 de maio de 2013

Maria Clara Machado

Maria Clara Machado foi escritora, professora, atriz, diretora e dramaturga brasileira. Escreveu inúmeras peças infantis, entre elas: O fantasminha Pluft, O rapto das cebolinhas, O cavalinho azul, A bruxinha que era boa, Maroquinhas Fru-fru.
"O objetivo do ensino deveria ser formar gente para viver num determinado lugar e não formar diplomados ignorantes de seus próprios problemas adormecidos por erudição não digerida."
Foi fundadora do grupo de teatro Tablado. Ela nos deixou no dia 30 de abril de 2001, aos 80 anos de idade.
"A espontaneidade aumenta à medida que a criança penetra mais no tema através de repetições e consegue enriquecê-la com novas falas, gestos e marcações e até situações e coisas."
Um excelente material para o professor de teatro é o livro 100 Jogos Dramáticos de sua autoria junto com Marta Rosman.
Os exercícios a seguir foram retirados desse livro.
A partida de pingue-pongue
Duas pessoas jogam pingue-pongue. Uma começa a ganhar. A outra vai se irritando. A que está perdendo, perde também a cabeça e avança para cima da outra com a raquete. O ganhador foge amedrontado e leva uma raquetada na cabeça, caindo desmaiado. Arrependido o perdedor tenta acordar o companheiro. Reconciliação. Recomeçam o jogo com melhor espírito.
O bolo
Um bolo de aniversário está escondido no armário. Dois meninos, proibidos de provar o bolo não resistem e aproveitam que estão sozinhos para dar uma provadinha. Sentimentos: receio de serem descobertos e gula. Abrem o armário e começam a comer o bolo. De repente ouvem barulhos de passos. Apavorados se escondem. Quando são descobertos fazem cara de dissimulação.
O fantasma
Num quarto escuro, meninos brincando de fantasmas. No meio da brincadeira ouve-se um barulho vindo de fora. O medo torna-se real. Se escondem. Entra um ladrão e começa a roubar. Os meninos observam e resolvem gozar o ladrão - fazem barulho de fantasma e ele foge.
A recordação
Uma velha casa com uma cadeira ao centro. Ali viveu uma pessoa muito querida. O personagem chega depois de 10 anos de ausência e, ao ver a cadeira, começa a recordar e a sentir saudades - mostrando sentimentos alegres e tristes, que as lembranças do passado lhe trazem.

Nenhum comentário: