domingo, 11 de novembro de 2012

O Piquenique dos bonecos

Uma atividade diferente que pode ser feita na aula de teatro é o piquenique dos bonecos.
Cada criança deve trazer o seu boneco ou bicho de pelúcia preferido, no dia combinado.
Após a apresentação inicial, em que cada um conta quem é o seu boneco, o professor pede que os alunos caminhem pelo ambiente como se fossem o boneco: engatinhando como o bebê, correndo como o super herói ou de forma delicada como a princesa.
Depois desse primeiro momento, é solicitado que os personagens se encontrem e conversem. Estimula-se, assim, que cada um improvise seus diálogos e socialize-se com os demais.
Uma criança pode ser escolhida para entregar o convite, explicando o local do encontro, o horário e o que cada um pode levar. Deixe a imaginação fluir na escolha do que levarão e reserve um tempinho para a colheita das frutas no pomar, a preparação de bolos, tortas e salgadinhos ou as compras no mercado.
Passando uma ótima noite de sono, para crianças e bonecos, o dia amanhece. Todos se arrumam e seguem até o bosque em que acontecerá o encontro. No trajeto, muitas coisas podem acontecer, como: uma ventania inesperada em que é preciso segurar nas árvores, um lobo feroz à solta, um temporal, pedras escorregadias, o rio que transbordou...
Depois de muitas aventuras finalmente chegam ao local do piquenique, colocam suas guloseimas na toalha e os bonecos participam de um mágico encontro, servindo-se de deliciosas comidas e trocando ideias com seus amigos.

Nenhum comentário: