sábado, 17 de outubro de 2009

Teatro na Escola



O teatro é a arte que mais se aproxima das crianças, que desde bem cedo, constroem jogos simbólicos e brincadeiras de faz de conta como modo de lidar com o mundo real.
Ao observarmos uma criança brincando, seja de casinha, de mãe e filho, de escola, podemos notar que ela interpreta o mundo que a rodeia. Seja imitando a fala da mamãe ou o jeito da professora dar aula.

Para Vygotsky, ao reproduzir o comportamento social do adulto em seus jogos, a criança está combinando situações reais com elementos de sua ação fantasiosa. Esta fantasia surge da necessidade da criança, em reproduzir o cotidiano da vida do adulto da qual ela ainda não pode participar ativamente. Porém, essa reprodução necessita de conhecimentos prévios da realidade exterior, deste modo, quanto mais rica for a experiência humana, maior será o material disponível para as imaginações que irão se materializar em seus jogos.

Cabe ao professor organizar, de forma sistemática, esse potencial que a criança já traz. E como fazer isso? Através dos jogos teatrais, que trabalham:

- Capacidade de criação
- Investigação
- Curiosidade
- Concentração
- Improvisação
- Senso analítico
- Percepção da conseqüência das atitudes
- Cooperação
- Habilidade de trabalhar em grupo
- Habilidade de compreender as regras
- Contato com suas emoções e reações
- Ajuda na construção de seus valores pessoais e de sua identidade

Nenhum comentário: